Abertura da 24ª Festa Nacional da Maçã é marcada pelo lançamento de dois livros sobre a maçã Fuji

A abertura da 24ª Festa Nacional da Maçã contou com o lançamento de dois livros sobre a Maçã Fuji da Região de São Joaquim. As obras são fruto de uma parceria entre o Sebrae/SC e Epagri. O evento foi no dia 6 de setembro e contou com a presença do governador Jorginho Mello. Participaram também o prefeito Giovani Nunes, o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, o presidente da Epagri Dirceu Leite, o vice-Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Antônio Marcos Pagani de Souza, além de representantes da Cidasc e dos fruticultores.

Os pesquisadores da Epagri Mariuccia e Angelo foram os organizadores do livro técnico sobre a maçã Fuji da Região de São Joaquim (Foto: Andréia Oliveira/SAR)

Uma das publicações retrata o trabalho técnico coordenado pela Epagri para delimitação da área da Indicação Geográfica da Maçã Fuji da Região de São Joaquim. A outra traz a história de como a maçã Fuji chegou e se consolidou como uma importante fonte de trabalho e renda para toda a região de São Joaquim. Em breve as obras estarão disponíveis para download gratuito no site da Epagri.

Indicação Geográfica

De acordo com Dirceu Leite, os livros são importantes para registrar o longo trabalho para a obtenção da Indicação Geográfica, em 2021. Essa conquista uniu esforços da Epagri, do Sebrae, da Associação dos Produtores de Maçã e Pera (AMAP), da cadeia produtiva da macieira e de diversas instituições catarinenses.

Cada autoridade presente recebeu exemplares dos livros que caracterizam a maçã como importante produto para a economia de SC (Foto: Roberto Zacarias/Secom)

Conforme o vice-Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Antônio Marcos Pagani de Souza, São Joaquim se destaca no País por ser a cidade com mais Indicações Geográficas (IGs). São elas a da maçã Fuji, do mel de melato da bracatinga, do queijo-serrano, dos vinhos de altitude, e em breve, do frescal de São Joaquim, e quem sabe futuramente da goiaba-serrana. Quanto aos livros, disse que representa a conquista de uma história sobre uma das melhores maçãs do mundo. “Por isso, o esforço do Sebrae e da Epagri para seguir difundindo a história da fruta para todo o país”.

Com a colaboração de Paulo Chagas / Assessoria de Imprensa Sebrae/SC

Mais informações e entrevistas:

Angelo Mendes Massignam, pesquisador da Epagri/Ciram e organizador do livro técnico, (48) 3665-5128

Mariuccia Schlichting De Martin, pesquisadora da Estação Experimental de São Joaquim e organizadora do livro técnico, (49) 3233-8423

Informações para a imprensa: Isabela Schwengber, assessora de comunicação da Epagri, fones: (48) 3665-5407/99161-9596