O 20º Campo Agroacelerador Cooperja foi realizado de 1 a 3 de fevereiro no campo demonstrativo da cooperativa em Jacinto Machado, trazendo inovação das pesquisas e troca de experiências e de conhecimentos entre diferentes segmentos do setor agropecuário. Esse evento é considerado um dos maiores do agronegócio do Sul do Estado, por onde passaram cerca de seis mil agricultores. No local foram instaladas mais de 70 vitrines tecnológicas instaladas em arroz, soja, milho, soja na várzea, banana, maracujá, hortaliças, pitaia, pastagens, plantas bioativas e pecuária, além de exposição de animais, máquinas e equipamentos.
A Epagri participou com unidades demonstrativas de tecnologias para o cultivo de arroz irrigado, entre elas os cultivares desenvolvidos na Estação Experimental de Itajaí e que estão entre os mais cultivados no Estado. A Empresa também fez demonstração de sistemas sustentáveis para cultivo de milho e soja, bem como levou tecnologias para o Sistema Plantio Direto de Hortaliças, para a fruticultura para a pecuária.
O produtor de sementes de arroz de São João do Sul Felipe Ross Henrique foi no dia de campo em busca informações técnicas. Ele é egresso do curso de jovens da Epagri e aposta no conhecimento para continuar melhorando a produção e garantir a sucessão familiar. Dentre os cultivares plantados nesta safra por ele estão o SCSBRS121 e o SCSBRS126 Dueto, última variedade lançada pela Epagri que tem como diferencial a resistência as mudanças climáticas. “Meus pais já usavam as tecnologias da Empresa e hoje eu sou produtor dessas sementes, que apresentam alto rendimento a campo. Recomento da todos os produtores”, diz o jovem agricultor.
O presidente da Epagri, Dirceu Leite, esteve no evento na sexta-feira (2), juntamente com o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, que representou o governador Jorginho Mello. “A Cooperja é peça fundamental no Sul do Estado para a organização dos produtores e a Epagri caminha ao lado desta importante cooperativa. Estamos neste evento com a pesquisa, que vem desenvolvendo novos cultivares de arroz e permitindo que o agricultor tenha resultados mais favoráveis com novas tecnologias, e também com a extensão, responsável por por levar todo conhecimento para o campo, onde a agricultura acontece”, frisa Dirceu.
Ainda durante o Campo Agroacelerador foi realizada a entrega do Selo de Conformidade Cidasc (SCC) para a Cooperja. O SCC é uma certificação de processo, que diferencia no mercado empresas que beneficiam produtos de origem vegetal. Para ganhar o selo, a Cooperja aderiu ao programa conduzido pela Cidasc e implementou um Sistema de Gestão da Segurança dos Alimentos.