BLOG-Epagri

SC abre a colheita de maracujá na próxima quarta-feira, 20, em Sombrio

Na próxima quarta-feira, 20, um dia de campo na propriedade de Douglas Machado Nunes, em Sombrio, abre a colheita do maracujá em Santa Catarina. A expectativa do Estado é de colher cerca de 70 mil toneladas da fruta na safra 2023/2024. O evento será das 8h30min às 11h30min e as inscrições podem ser feitas gratuitamente nos escritórios municipais da Epagri.

A abertura da colheita acontece durante dia de campo sobre a maracujazeiro (Foto: Divulgação/Epagri)

Na oportunidade serão tratados três assuntos: nutrição e fertirrigação, tecnologia de aplicação, e produção de mudas de maracujá. Segundo o líder do projeto Fruticultura no Sul Catarinense, extensionista Diego Adílio Silva, os temas foram escolhidos para atender as demandas dos agricultores em aumentar o desempenho da cultura no campo.

“Uma planta bem nutrida e com o manejo da fertirrigação bem realizado leva à precocidade do pomar. Ao produzir frutas mais cedo, os produtores acessam preços mais interessantes no início da safra”, ressalta Diego. Com relação à pulverização e à aplicação de produtos fitossanitários, o extensionsita explica que palestra visa sanar dúvidas sobre qualidade da água, pressão de trabalho, pontas de pulverização, dose, volume de calda, dentre outros.

Outro foco do trabalho de extensão rural da Epagri é a capacitação dos produtores para o acesso da política pública para o plantio de mudas seguras de maracujá, tema que será tratado na terceira palestra. “Temos que garantir a manutenção e melhoria das mudas produzidas, visto que elas são o principal insumo do pomar”, afirma Diego.

O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Agricultura, Epagri, Cidasc  e Prefeitura Municipal de Sombrio. Os apoiadores são o Sicoob Credija, a Cooperja, a Plantar Agropecuária e a Raix Sementes.

Maracujá em Santa Catarina

A expectativa do Estado é de colher cerca de 70 mil toneladas da fruta na safra 2023/2024 (Foto: Divulgação/Epagri)

Santa Catarina é o terceiro produtor de maracujá do Brasil, atrás do Ceará e da Bahia. A área cultivada está em torno de 2 mil hectares. O Sul Catarinense – onde está o município de Sombrio – responde por 90% da área plantada no Estado.  A média de produtividade está em 35 toneladas por hectare. A colheita inicia em dezembro e segue até meados de julho.

O principal mercado para a fruta catarinense é a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), mas ela também segue para redes de supermercados e centrais de distribuição de Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.

Serviço

O que: Abertura da colheita do maracujá em SC e IV Dia de Campo sobre a Cultura

Quando: 20 de dezembro de 2023, das 8h30min às 11h30min

Onde: Propriedade Douglas Machado Nunes, comunidade Santa Fé, Sombrio/SC

Inscrições: Escritórios Municipais da Epagri. Veja os endereços aqui.

Mais informações e entrevistas: Diego Adílio da Silva, líder do projeto Fruticultura no Sul Catarinense. Fone/WhatsApp: (48) 3403-1094

Informações para a imprensa: Isabela Schwengber, jornalista. Fones: (48) 3665-5407 / 99167-3902

Conheça CS437 Catarina, cultivar de maracujazeiro-azedo desenvolvido pela Epagri, e saiba um pouco mais sobre a produção dessa fruta no Estado catarinense.

Pular para o conteúdo