Com o objetivo de aprimorar o acompanhamento das safras de grãos em Santa Catarina, o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) vem trabalhando, desde 2021, no projeto “Cadeia de suprimentos de grãos para produção de proteína animal em Santa Catarina: informações e conhecimentos estratégicos para governança pública e desenvolvimento de mercados”. O foco do mapeamento são as safras de soja e milho (grão e silagem) a partir de imagens de satélites e técnicas de sensoriamento remoto. Atualmente, cerca de 60% das lavouras de soja da safra atual foram mapeadas a partir da metodologia em desenvolvimento.
Conforme o coordenador do projeto, Haroldo Tavares Elias, a intenção é que as novas técnicas e tecnologias aprimorem e deem ainda mais assertividade para os estudos e análises desenvolvidos pela Epagri/Cepa. Atualmente, os dados de área plantada, produção, produtividade e situação de desenvolvimento das lavouras são levantados por métodos subjetivos, que envolvem entrevistas e visitas de campo realizadas por uma equipe de 10 agentes de mercado em todas as regiões do Estado.
Elias afirma que a intenção é associar essas informações com os dados obtidos por sensoriamento remoto e, com isso, aprimorar e agilizar as análises. Os principais resultados do monitoramento sistemático das safras são divulgados por meio dos sites do Observatório Agro Catarinense e do Infoagro.
Socialização dos resultados de pesquisas
Nesta terça-feira, 12, foram apresentados os resultados parciais da pesquisa, em um diálogo que envolveu representantes de entidades parceiras, apoiadores e pesquisadores da Epagri, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da unidade de Agricultura Digital da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Agricultura Digital).
Conforme a gerente da Epagri/Cepa, Edilene Steinwandter, o levantamento agrícola a partir de imagens de satélites é uma tendência a qual uma unidade de pesquisa que atua na inovação para produção de conhecimento sobre o agro está atenta. Para ela, isso vem ao encontro dos objetivos da Epagri/Cepa de garantir informações confiáveis e precisas sobre o agro catarinense, o que só é possível com a colaboração das diferentes instituições envolvidas. “Para nós, as parcerias e colaborações são fundamentais para que tenhamos avanços que beneficiem a sociedade”, afirma.
O projeto da Cadeia de suprimentos de grãos recebeu aporte de recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro). Ele é desenvolvido em parceria com pesquisadores do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram) e da Udesc, com apoio da Conab.
Mais informações:
Marcionize Elis Bavaresco, jornalista / Observatório Agro Catarinense
Fone: (48) 3665-5082 / e-mail: jornalismo.observatorio@epagri.sc.gov.br