Alunos de sete escolas de Santa Catarina e quatro do exterior participaram do VIII Simpósio Latino-americano de Inovações Educativas no Ensino da Ciência do Solo. O evento ocorreu no dia 1 de agosto, em Florianópolis, paralelamente ao Solos Foripa 2023.
O Simpósio teve a presença de 122 alunos e 34 professores ou acompanhantes. Participaram escolas dos municípios de Águas Frias, Arroio Trinta, Urubici, Santo Amaro da Imperatriz, Laguna e duas de São Joaquim. Também compareceram ao evento três escolas do Equador, Colômbia e Argentina, e uma da Espanha. Os estudantes apresentaram resultados das suas pesquisas documentais ou experimentais sobre o tema “América Latina e a boa governança de seus solos e biomas: possibilidade ou utopia?”.
“Foi um evento de muito aprendizado e troca de experiências”, relata Claudia Maria Schmitz, extensionista social da Epagri em Urubici. Ela também exalta a atividade “Pintando com solos da minha nação”, realizada em grupo e que proporcionou interação entre os participantes.
No encerramento do evento, cada escola recebeu um certificado de participação e um kit de livros educativos: O solo está vivo, e Começo meio fim: o solo é assim, editados pela Epagri; e A Casa da vida, eu sou um solo vivo, editado pela Embrapa. Os alunos também foram brindados com bolsas, agendas e copos do evento, além dos três livros.
O evento foi organizado pela Epagri, Sociedad Latinoamericana de la Ciencia del Suelo e Sociedade Brasileira de Solos. A próxima edição será realizada na Bolívia.
Saiba mais sobre o Simpósio no podcast da Epagri, o Panorama Agrícola. Tem conteúdo AQUI e AQUI, é só clicar para ouvir.