BLOG-Epagri

Produtores de Guaraciaba buscam melhorias na produção de leite

  • Pecuária

Agricultores de Guaraciaba, no Oeste Catarinense, se reuniram no dia 28 de abril na Unidade de Referência Técnica em Bovinocultura Leiteira (URT) do município para conhecer as práticas lá desenvolvidas e implementar melhorias em suas respectivas propriedades.  A URT foi implantada na propriedade da família de Joel Maldaner.

Produtores conheceram a URT implantada na propriedade da família de Joel Maldaner (Foto: Epagri/Divulgação)

Durante a reunião, o grupo conheceu a criação de bezerras e recebeu informações sobre implantação e manejo de pastagens perenes, piqueteamento, água e sombra, pomar, horta, mata ciliar e arredores. Segundo Moisés Maldaner, extensionsista rural de Guaraciaba e responsável pela URT, o objetivo da reunião foi apresentar o planejamento e a organização da propriedade envolvendo os aspectos sociais, ambientais e econômicos, com a intenção de reduzir mão de obra para atividades e custos de produção, resultado em maior renda e qualidade de vida da família.

O objetivo da reunião foi apresentar o planejamento e a organização da propriedade (Foto: Epagri/Divulgação)

“As famílias presentes já deram o primeiro passo para melhorar a produção de leite: já estão acessando o Kit Forrageira”, afirma o extensionista. A Epagri incentiva em Santa Catarina a produção de leite e carne à base de pasto para ampliar a produtividade e reduzir os custos de produção, que crescem à medida em que o produtor depende mais de ração, silagem e feno. E é para isso que os pecuaristas catarinenses podem contar com o Kit Forrageira, que integra o Programa Terra Boa, da Secretaria de Estado da Agricultura.

Pular para o conteúdo