Encontro de apicultores fortalece a atividade na região de Curitibanos

No dia 25 de abril, a Epagri e a Cidasc realizaram o 1º Encontro de Apicultores da Região de Curitibanos com o objetivo de fortalecer o Núcleo de Apicultura da Epagri, divulgar os trabalhos que estão sendo feitos e os que estão previstos na região e trazer novos participantes ao grupo. O evento foi no auditório da associação comercial de Curitibanos e reuniu 24 pessoas, entre técnicos, apicultores e interessados em iniciar as atividades de criação de abelhas.

Evento falou sobre sanidade, políticas públicas e pesquisas em andamento na área (Foto: Epagri/Divulgação)

O evento contou com duas palestras. Na primeira, o extensionista rural da Epagri de Lebon Régis, Mauricio Prates dos Santos, falou sobre o panorama da apicultura em Santa Catarina e apresentou as pesquisas em andamento na área, as políticas públicas do Governo do Estado para os apicultores e as plataformas digitais relacionadas à apicultura, com muita informação técnica gratuita e de qualidade.

A segunda palestra foi com veterinário da Cidasc Ruan Bruno Rodrigues, que falou sobre a sanidade das abelhas, a importância do cadastramento das colmeias na Cidasc e os trabalhos de notificação e alertas de ocorrências de pragas e doenças nas caixas de abelhas.

A engenheira-agrônoma Juliana Krammes, extensionista rural de Curitibanos, reforça que a apicultura é uma atividade que proporciona aumento da renda familiar, com introdução de mais uma atividade econômica na propriedade rural. “Além disso, ela pode ser explorada em áreas onde a agricultura tradicional não alcança, além de ser uma atividade não degradante ao meio ambiente”, diz ela.

A extensionista explica que, através do grupo de apicultores que a Epagri mantém, os produtores cadastrados são informados sobre os cursos e capacitações na área,  fazem compras coletivas de materiais e trocam experiências com os demais participantes. Para 2023 estão previstas capacitações como reunião prática sobre alimentação de abelhas no inverno, encontro regional de apicultores e excursão sobre produção de própolis.

A seguir, conheça o projeto de pesquisa da Epagri que busca entender a ocorrência, tratamento e prevenção das duas principais doenças na apicultura. Saiba mais sobre esse importante trabalho que fortalece ainda mais a cadeia produtiva do mel em Santa Catarina.