Entre 28 e 30 de abril acontece o 4° Encontro Catarinense de Meliponicultura Zootécnica, no Centro de Treinamento da Epagri em Araranguá (Cetrar). O evento tem como público-alvo técnicos e produtores e as 250 vagas disponíveis já estão preenchidas. Meliponicultura é a criação racional de abelhas sem ferrão.
Abertura 28 de abril
A abertura do encontro acontece na sexta, 28, às 14h, com a inauguração do Meliponário Didático do Cetrar. Estarão presentes representantes de associações de meliponicultores, técnicos e dirigentes da Epagri, entidades parceiras e autoridades da região.
Na ocasião, o meliponário estará aberto à visitação e receberá, entre outros públicos, turmas da rede municipal de ensino de Araranguá. Os estudantes participarão de oficinas, onde conhecerão as espécies de abelhas sem ferrão, as caixas de criação e o mel, e receberão material didático impresso.
Programação de 29 e 30 de abril
A programação do sábado, 29, inicia às 8h e segue até às 21:30h, com palestras e oficinas. Entre os temas abordados estão a multiplicação e transferência de enxames, produção de cera, receitas com mel e meliprodutos.
No domingo, 30, a programação vai das 8h às 12h. Estão previstas visitas à expofeira de produtos da agricultura familiar e da meliponicultura, concurso de mel, oficinas e uma palestra com Jansen Brito, que é biólogo, meliponicultor e influenciador digital.
O evento é realizado pela Epagri em parceria com a Associação dos Meliponicultores da Região Carbonífera (Amerc). Apoio da Assembleia Legislativa de SC, Cresol, Sebrae, Abremel, Cidasc, Prefeitura de Araranguá e Faesc/Senar/Sindicato.
Serviço
- O que: 4° Encontro Catarinense de Meliponicultura Zootécnica
- Quando: de 28 a 30 de maio
- Onde: no Centro de Treinamento da Epagri em Araranguá (Cetrar), Rua Marcos João Patricio, S/N, Bairro Barranca
- Mais informações e entrevistas: Fabiano Alberton, extensionista da Epagri, pelo fone (48) 36319302
Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista
(48) 3665-5147 / 99989-2992
Assista à reportagem da TV da Epagri para conhecer um meliponário e a história de um jovem casal de produtores que se dedica à atividade: