A Estação Experimental da Epagri em Videira, no Meio-Oeste, realizará no dia 21 de janeiro, a partir das 14h, um Dia de Campo sobre novas variedades de uvas viníferas resistentes a doenças, também conhecidas como Piwi.

O evento será focado no manejo fitotécnico e fitossanitário das variedades Calardis Blanc e Felicia, lançadas recentemente pela Epagri e pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). São esperados produtores de uva e vinho, técnicos e profissionais que atuam no setor de viticultura.
Profissionais irão demonstrar o manejo das variedades
A equipe da Epagri irá demonstrar as uvas maduras, antes da colheita, e mostrar como se faz o manejo, desde a poda até a colheita. Também irá apresentar como se faz o manejo vegetativo da planta, os tratamentos fitossanitários, os principais problemas e, principalmente, as vantagens destas variedades em relação às já existentes. Durante o dia, ocorrerá ainda a degustação de vinhos produzidos com as uvas demonstradas.

“Será mais um evento bastante importante para o setor vitícola catarinense e nacional, com grande importância técnica e econômica, pois possibilita a produção de uvas com alta qualidade enológica e resistência a doenças, fazendo com que o custo de produção baixe significativamente”, diz o gerente da Estação Experimental de Videira, André Luiz Kulkamp de Souza.
Por Pablo Gomes, jornalista bolsista Epagri Fapesc