A Epagri é uma das participantes do livro ‘Transformação Digital por Processos e Inteligência Artificial no Setor Público’, coletânea de artigos lançada no final de novembro pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan). O artigo da Epagri descreve o processo e os resultados do desenvolvimento de uma plataforma de acesso público da cadeia de valor da empresa.

Intitulado ‘Cadeia de Valor como Instrumento de Inovação no Setor Público: um estudo de caso da Epagri’, o artigo foi escrito por Valmir Ari Brito Filho, Humberto Bicca Neto, Tatiana de Aguiar e Alan Steffens, integrantes do Núcleo de Processos, vinculado ao Departamento de Planejamento da Epagri.
Os autores apontam resultados significativos da cadeia de valor pública. De 2023 a junho de 2025, a plataforma teve um crescimento de 99% no número de novos usuários, dos quais 73% são externos à Epagri. O tempo de navegação é de 5 minutos e 20 segundos. “O modelo demonstrou ser replicável para outros órgãos públicos e permitiu o engajamento tanto de usuários internos quanto externos”, destacam os autores nas considerações finais do artigo.
Ponto de partida
A iniciativa da plataforma pública partiu da alta capilaridade da Epagri e da rotatividade de pessoal. Em 2024, colaboradores começaram a deixar a Epagri por meio do Plano de Demissão Voluntária Incentivada (PDVI) ao mesmo tempo em que novos funcionários chegavam à empresa.
A necessidade de padronizar os processos e garantir a gestão do conhecimento se tornou ainda mais latente. “A iniciativa evoluiu para uma governança efetiva de 289 processos”, destacam os autores. O resultado é uniformidade nos procedimentos, garantindo continuidade operacional e transparência das atividades.

Reconhecimento nacional
O desenvolvimento da cadeia de valor da Epagri foi um dos finalistas da Premiação Agilidade Brasil 2025 – Edição Setor Público. A iniciativa reconhece práticas inovadoras e bem-sucedidas de gestão ágil em organizações de todo o país. A plataforma está disponível em cadeiadevalor.epagri.sc.gov.br e permite visualizar os fluxos de trabalho, a padronização de processos e a integração das áreas de pesquisa, extensão rural e ensino da Epagri.
Mais informações e entrevistas: Humberto Bicca Neto,analista de extensão na Epagri, fone (48) 3665-5297
Por Cléia Schmitz, jornalista Bolsista Epagri/Fapesc
Informações para a imprensa
Isabela Schwengber, assessora de comunicação da Epagri: (48) 3665-5407 / 99161-6596