O XIII Fórum Ibero-Americano de Recursos Marinhos e Aquicultura (XIII FIRMA), realizado em Florianópolis entre 17 e 21 de novembro, foi “um grande sucesso”. A avaliação, do vice-presidente do evento e pesquisador da Epagri, Guilherme Rupp, é comprovada pelos números. A quantidade de participantes, de palestras e de artigos apresentados provam o força do encontro, que aconteceu pela primeira vez no Brasil, com organização da Epagri, UFSC e Univali.
Esta foi a primeira edição do Fórum em formato híbrido, com participação presencial e virtual. Foram 814 participantes online, de mais de 20 países, entre os ibero-americanos e de outras partes do mundo, como Equador, Venezuela, Peru, México, Argentina, Colômbia, Chile, Marrocos e Malásia. O site do evento chegou a registrar 1,5 mil usuários ativos, resultando em mais de 22 mil visitas durante os dias da programação.

Guilherme acrescenta que a sessão de abertura contou com aproximadamente 300 participantes presenciais. Além disso, entre 100 e 150 participantes estiveram presentes em cada uma das sessões ao longo do evento.
“Com as novas inscrições desta edição, o número total de participantes nos FIRMA chega a 6.796 desde sua criação no formato online”, resume Guilherme.
A programação contou com mais de 60 palestras, que se somaram aos cerca de 200 artigos científicos apresentados em formato de pôster eletrônico ou vídeo. O Fórum contou ainda com um concurso fotográfico.
Trabalhos estão disponíveis ao público
O pesquisador da Epagri ressalta que todos estes trabalhos estão disponíveis no site do XIII FIRMA. “Desta forma, o evento se torna um recurso acadêmico e científico aberto e altamente útil para a gestão do desenvolvimento e sustentabilidade da aquicultura e recursos marinhos”, comemora.
Na avaliação do vice-presidente, o Fórum proporcionou um ambiente enriquecedor para discussões durante as várias sessões técnico-científicas. Entres os temas abordados, destaque para sustentabilidade dos recursos pesqueiros, espécies aquáticas invasoras, carcinicultura, cultivo de pepinos-do-mar, piscicultura de água doce, piscicultura marinha, cultivo de macroalgas e cultivo de moluscos.
Paralelamente ao FIRMA aconteceu, no formato online, III Simpósio sobre o Uso de Subprodutos na Nutrição da Aquicultura, realizado em parceria com a Associação Norte-Americana de Processadores de Resíduos (NARA). O Simpósio teve como foco a sustentabilidade para um futuro melhor.
O FIRMA foi realizado com apoio da Secretaria Executiva de Aquicultura e Pesca, Senar e BRDE, além da Fapesc e CNPq.