Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Sustentabilidade: como a Epagri contribui para reduzir o impacto do campo no aquecimento global

Santa Catarina é o 6º estado que menos contribui para o aquecimento global, segundo ranking do Observatório do Clima, e tem evoluído positivamente neste sentido no setor agropecuário. Entre 2022 e 2024, o estado reduziu as emissões em 15,2 milhões de toneladas, cerca de 20% da meta estabelecida pelo Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono ABC+SC 2020-2030. Mais da metade do volume (8,8 milhões de toneladas) foi mitigada por meio de tecnologias implementadas pela Epagri. 

Epagri foi responsável por mais da metade dos 15,8 milhões de toneladas de emissões mitigadas por meio de ações do Plano ABC+SC (Foto: Aires Mariga / Epagri)

“Nossa principal missão dentro do ABC+SC é manter e expandir o uso de práticas sustentáveis já consolidadas pelas atividades de pesquisa e extensão rural, conciliando produtividade e preservação ambiental. Queremos posicionar Santa Catarina como referência em agropecuária de baixo carbono e resiliente às mudanças do clima, aumentando a sua competitividade no mercado”, afirma o presidente Dirceu Leite. 

Lançado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária em 2023, o ABC+SC tem participação da Epagri e de outros órgãos do Governo, além de organizações do setor agropecuário. A meta é mitigar 86 milhões de toneladas de carbono até o ano de 2030. 

A evolução tem sido bastante positiva. Segundo Humberto Bicca Neto, analista de extensão e coordenador do Plano ABC+SC na Epagri, em dois anos o estado implantou sistemas sustentáveis de mitigação das emissões de carbono em mais de 141 mil hectares de terras agropecuárias. “Deste total, cerca de 65% é resultado de capacitações realizadas pela Epagri. Mais de 18 mil produtores foram treinados no período”, afirma Bicca. A meta é chegar a 73 mil capacitados até 2030. 

Sistemas sustentáveis

Seis tecnologias de sistemas de produção agropecuária sustentáveis difundidos pela Epagri se destacam no Plano ABC+SC: Florestas Plantadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), Manejo e Recuperação de Pastagens Degradadas (SPDG), Sistema Plantio Direto de Grãos (SPDG), Sistema Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) e Sistemas Irrigados.

O Sistema Plantio Direto de Grãos (SPDG) é uma das práticas sustentáveis que mais contribuiu para o cumprimento das metas do atual Plano ABC+SC. Em dois anos, a ampliação da área plantada foi de 57.113 hectares. O SPDG protege o solo com plantas de cobertura, conhecidas como palhadas, dispensando o revolvimento da terra fora da linha de semeadura, o que contribui para a fixação do carbono no solo, reduzindo as emissões.

O plantio direto protege o solo com plantas de cobertura que ajudam a fixar carbono no solo, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa (Foto: Aires Mariga / Epagri)

O Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) também tem avançado como estratégia da Epagri dentro do Plano ABC+SC, com implementação em 1.374 hectares em dois anos. A ampliação da área é considerada relevante considerando o tamanho médio utilizado pelos produtores. A Epagri é pioneira na pesquisa e na implementação deste sistema, iniciado na década de 1990. Ao longo dos anos, centenas de agricultores aderiram ao sistema para reduzir o uso de agrotóxicos e adubos químicos e, consequentemente, baratear os custos de produção. 

Outra tecnologia que está sendo difundida pela Epagri como meta do ABC+SC é o Manejo e a Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD). De 2023 a 2024, a área com aplicação do sistema aumentou em 28.389 hectares. Entre os benefícios, estão o menor custo para o produtor e a maior sustentabilidade ambiental. Pesquisas da Epagri mostram que pastagens naturais têm a capacidade de transformar a pecuária catarinense em um sistema carbono zero, além de melhorar a infiltração de água, reduzir a erosão e aumentar a capacidade adaptativa para secas prolongadas.

Por Cléia Schmitz, jornalista Bolsista Epagri/Fapesc 

Mais informações e entrevistas: Humberto Bicca Neto, analista de extensão e coordenador do Plano ABC+SC na Epagri, fone (48) 3665-5297

Informações para a imprensa: Isabela Schwengber, assessora de comunicação da Epagri: (48) 3665-5407 / 99161-6596

Veja como a pecuária catarinese está contribuindo para diminuir a emissão de gases de efeito estufa no campo.

Acessar o conteúdo