Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Epagri reúne mais de 250 mulheres em Guatambu para Seminário intermunicipal

  • Social

No último sábado, dia 8 de novembro, Guatambu, no Oeste de Santa Catarina, recebeu as atividades de encerramento dos Seminários Intermunicipais de Mulheres. Sob o lema “Juntas Cultivando o Tempo Bom”, o encontro reuniu mais de 250 agricultoras e integrantes dos grupos de mulheres, que viveram momentos de interação e descontração. O evento foi promovido pela Epagri, com apoio da prefeituras.

As participantes também refletiram sobre o valor do trabalho feminino
(Fotos: Helena Moraes / Epagri )

A extensionista da Epagri, Suzana Corá, idealizadora do projeto, explica que os seminários surgiram para tentar reverter a crise de mobilização social intensificada pela pandemia. Além disso, a grande carga de trabalho das agricultoras é um fator adverso para a participação na vida comunitária. Deste modo, Suzana propôs a criação de seminários intermunicipais, que pudessem integrar mulheres dos municípios de Guatambu, Planalto Alegre e Caxambu do Sul. “O objetivo do Seminário Intermunicipal de Mulheres é construir um espaço coletivo de troca, aprendizado e valorização das experiências femininas, fortalecendo o papel das mulheres na vida comunitária e no desenvolvimento rural”, diz.

Com a palestra “Tempo de Florescer: o que floresce quando a mulher se escolhe”, a extensionista da Epagri em São Miguel do Oeste, Flavia Maria de Oliveira Ott, abordou a importância do autocuidado. Flavia destacou que as mulheres rurais são ainda mais impactadas com a invisibilização de suas atividades, sendo vistas, muitas vezes, apenas como ajudantes e não como uma parte ativa das atividades produtivas. Deste modo, elas puderam refletir sobre a necessidade de estabelecer uma rede de afetos, com quem possam conversar, sair, se divertir e aprender. A agricultora, Elcina Passos da Silva, que trocou o interior do Amazonas pela linha Siqueira, em Guatambu, salientou a importância desse tipo de atividade. “Foi uma experiência muito proveitosa. É sempre bom renovar os conhecimentos e, é por isso, que esses encontros são valiosos, não só pelos ensinamentos, mas também pela interação e por nos lembrar que devemos sempre nos priorizar e valorizar”, afirma

O evento proporcionou um dia diferente, com muita partilha e diversão por meio de brincadeiras, troca de experiências, dicas para otimização do tempo, venda de artesanato, além das apresentações artísticas e culturais protagonizadas pelas agricultoras. A secretária municipal de assistência social, Lourdes Sgarbosa, agradeceu aos organizadores por “trazerem muitos aprendizados e uma grande alegria para a nossa cidade”. Outra atração foi o cantor guatambuense, Pablo Paludo, que não deixou ninguém ficar parado. Esta atividade contou com a presença de representantes das prefeituras, câmaras municipais, entidades parceiras, bem como da gerente regional da Epagri em Chapecó, Dulcinéia Cenci, e das extensionistas Vania Franciele Sander e Rosane Dilda Dalmago, de Concórdia, e Josefina Nunes de Carvalho, de Chapecó.

Com muita alegria e descontração, elas brilharam nas apresentações artísticas

Os seminários foram pensados e realizados com apoio das prefeituras dos três municípios, que reconhecem a relevância e a necessidade incentivar a participação feminina em diversos âmbitos sociais. O evento de encerramento foi viabilizado com o apoio das prefeituras municipais de Caxambu do Sul, Guatambu e Planalto Alegre, além da parceria com a Alfa, Avesso Comunicação Visual, Cresol, Sicredi e Sicoob.

Histórico e atividades

A primeira edição do Seminário Intermunicipal de Mulheres aconteceu em 2023, em Caxambu do Sul, com o tema “Juntas Mulherando a Vida”. Nesses encontros foram trabalhados temas que reforçam a importância da participação social e seus impactos na qualidade de vida das mulheres. Além disso, também foram criados espaços de escuta para conhecer os principais fatores que influenciam na baixa adesão das agricultoras em atividades externas. 

No ano seguinte os encontros aconteceram no município de Planalto Alegre, com o tema “Juntas Nutrindo a Alegria e o Conhecimento”. Suzana revela que nesta etapa foram aplicadas algumas demandas das participantes do seminário anterior, como a descontração e a ludicidade aplicadas nas capacitações. O foco esteve voltado para a qualidade de vida e a segurança alimentar.

Por fim, as atividades em Guatambu se concentraram sobre as dificuldades encontradas pelas mulheres em equilibrar o trabalho na propriedade, os cuidados com a casa e os filhos, com a vida social. Elas participaram de oficinas voltadas para o preparo de alimentos, com receitas práticas e saudáveis, e também puderam conhecer o projeto piloto de SPDH doméstico, conduzido pela Epagri na propriedade de Cecília Neckel de Paula e Luiz Carlos de Paula, em Planalto Alegre.

Os Seminários Intermunicipais de Mulheres reforçam o protagonismo feminino no campo e se apresentam como um lugar de partilha, criação conjunta, troca de experiências e muito aprendizado. 

 Por: Karin Helena Antunes de Moraes, jornalista bolsista Epagri/Fapesc

Acessar o conteúdo