Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Florianópolis sedia encontro estadual e simpósio nacional sobre criação de abelhas sem ferrão

  • Apicultura

A capital catarinense recebe, de 6 a 8 de novembro, dois dos principais eventos do país sobre abelhas sem ferrão: o 6º Encontro Catarinense de Meliponicultura Zootécnica (Ecamzoo) e o 2º Simpósio Nacional de Meliponicultura Zootécnica. As atividades acontecem na sede da Epagri e no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no bairro Itacorubi, em Florianópolis.

A expectativa é de que os eventos contribuam para fortalecer a meliponicultura em todo o país

Os dois eventos são voltados para criadores de abelhas, estudantes, profissionais da área, população em geral, órgãos de interesse, poder público, associações, escolas, universidades e pesquisadores. O Ecamzo é uma realização da Epagri e da Somesc e simpósio nacional é promovido pela Associação Brasileira das Entidades da Meliponicultura, com apoio da Epagri. 

Programação

A programação começa na quinta-feira, 6, às 14h, com a inauguração do meliponário do CCA/UFSC, construído em parceria entre a universidade e a Sociedade Catarinense de Meliponicultura (Somesc). O espaço contará com colônias de abelhas sem ferrão doadas por meliponicultores parceiros e servirá de base para ações de pesquisa, ensino e extensão. Em seguida, serão oferecidas oficinas de educação ambiental neste local e no meliponário do Centro de Treinamento da Epagri, que fica ao lado do CCA.

Durante os três dias de evento, o público poderá acompanhar oficinas práticas, palestras técnicas, atividades educativas voltadas a crianças, além da ExpoFeira, que reúne produtores, instituições e empreendedores do setor para comercializar produtos das abelhas sem ferrão. Estão previstos ainda concursos de colônias e de méis de abelhas sem ferrão, com avaliação de qualidade e premiação.

O Simpósio Nacional, que ocorre no dia 7, vai reunir pesquisadores, técnicos, estudantes e meliponicultores para discutir avanços científicos, desafios produtivos e políticas públicas relacionadas à meliponicultura zootécnica. A expectativa é de que os eventos contribuam para fortalecer a atividade em todo o país, destacando sua importância para a conservação da biodiversidade e a geração de renda na agricultura familiar.

Mais informações sobre a programação podem ser conferidas nos sites do 6º Ecamzoo e do 2º Simpósio Nacional de Meliponicultura Zootécnica.

Serviço:

O que: 6º Encontro Catarinense de Meliponicultura Zootécnica (Ecamzoo) e 2º Simpósio Nacional de Meliponicultura Zootécnica
Quando: 6 a 8 de novembro de 2025
Onde: Epagri e CCA/UFSC – Itacorubi, Florianópolis, SC
Informações e entrevistas: Rodrigo Durieux da Cunha, chefe da Divisão de Estudos Apícolas da Epagri (48) 3665-5292
Informações à imprensa: Isabela Schwengber – Assessoria de Comunicação da Epagri
(48) 3665-5407 | (48) 99161-6596

Acessar o conteúdo