A importância da diversificação produtiva, o uso sustentável dos recursos naturais e as novas perspectivas para a agricultura familiar são alguns dos pontos que a Epagri passou a reforçar junto aos alunos dos Centros de Educação Profissional Agrotécnicos (Cedups), desde que assumiu a gestão compartilhada dessas unidades com a Secretaria de Educação, em fevereiro de 2025. Esses temas foram a base de uma viagem de estudos realizada no dia 10 de outubro pelos alunos do Cedup Getúlio Vargas, de São Miguel do Oeste.

O grupo, formado por 80 alunos das três turmas de primeira série do ensino médio, visitou propriedades rurais de Guarujá do Sul. “O objetivo foi promover a integração entre teoria e prática, ampliando o conhecimento técnico-científico adquirido em sala de aula”, explica Francisca Freiberger, extensionista da Epagri e coordenadora pedagógica do Cedup Getúlio Vargas.
Alunos conheceram produção comercial e para autoabastecimento
Em Guarujá do Sul, os estudantes visitaram propriedades rurais com produção comercial de uva, morango e banana. Também conheceram produção diversificada para o autoabastecimento familiar, bem como criação de cabras e turismo rural. “Assim, tiveram contato com diferentes formas de empreendedorismo, inovação e uso de tecnologias no campo”, ponderam Francisca. Eles foram acompanhados por sete profissionais do Cedup, que contribuíram para o desenvolvimento e a orientação do grupo.

Além de enriquecer o aprendizado dos estudantes, a viagem também possibilitou aos servidores das diversas áreas da escola ampliar seus conhecimentos e vivenciar novas realidades. “Desta forma, puderam ver as possibilidades e os novos horizontes que se abrem para a agricultura familiar, especialmente em uma região como o Extremo-Oeste catarinense, onde esse setor tem papel fundamental no desenvolvimento econômico e social”, ressalta a coordenadora pedagógica.
Para Francisca, a iniciativa reafirma o compromisso da Epagri/Cedup com uma formação técnica de qualidade, inovadora e conectada às demandas do setor produtivo, valorizando o protagonismo dos jovens e o fortalecimento da agricultura familiar.