Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Epagri incentiva pecuária de corte em Curitibanos

  • Pecuária

A Epagri reuniu 123 pessoas, entre produtores rurais, técnicos e estudantes, para o 4º Seminário Municipal de Pecuária de Corte, que aconteceu em Curitibanos no dia 25 de setembro. A atividade tem grande importância para  agricultura familiar local. Com um rebanho de aproximadamente 40 mil cabeças, a pecuária de corte movimentou mais de R$87 milhões nos últimos 12 meses. 

Seminário teve a presença de 123 pessoas (Fotos: Divulgação / Epagri)

Fábio Granemann, extensionista rural da Epagri em Curitibanos, explica que cerca de 432 produtores rurais praticam a atividade no município. “Ou seja,  praticamente metade das propriedades rurais de Curitibanos conta com a pecuária de corte como geradora de renda”, contextualiza. Apesar dos bons números, Fábio argumenta que é possível melhorar ainda mais a produtividade da pecuária de corte, empregando manejos recomendados, como melhoramento de pastagens, melhoramento genético e controle de doenças. “Esses foram  os temas abordados no Seminário”, lembra ele.  

O evento iniciou com a palestra “Manejo de pastagens perenes de verão de  altas produtividades”, proferida pelo extensionista Cassio Marques de Valois, coordenador estadual do Programa Pecuária da Epagri. Cassio discorreu sobre correção de solo e adubação das principais espécies de pastagens  perenes recomendadas pela Epagri e a importância do sistema de piqueteamento para obter os melhores  resultados produtivos. 

Em seguida, o médico-veterinário Mateus Mello Borges abordou “Genética na prática: investimento que volta em bezerros”. Em sua apresentação ele destacou  o uso de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF)  nas propriedades como ferramenta de melhoramento genético. 

Pecuária de corte de Curitibanos movimentou mais de R$87 milhões nos últimos 12 meses

O evento foi encerrado com a palestra “Principais enfermidades que acometem bovinos no Estado de SC”, com o médico-veterinário Aldo Gava, professor aposentado do Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de SC (Cave/Udesc). O professor reforçou os prejuízos da redução ou eliminação do fornecimento de sal branco para o gado, na ocorrência de hipomagnesemia, e os riscos do estabelecimento de novas doenças em bovinos.

O 4º Seminário Municipal de Pecuária de Corte foi realizado pela Epagri em parceria com a prefeitura de Curitibanos, Liga Acadêmica de Grandes Animais (Lagran) e Campus de Curitibanos da Universidade Federal de SC (UFSC). O evento teve o apoio da Empresa  Nutrepampa. 

Ir para o conteúdo